História do Sorvete

Foi em 1292 que o sorvete começou a tomar a forma daquele que conhecemos hoje, quando Marco Pólo (1254 - 1324), o famoso marinheiro e comerciante de Veneza voltou ao seu País depois de uma viagem à China cheio de 'novidades': o arroz, o macarrão e o sorvete feito com leite. Conta Marco Pólo em seu riquíssimo relato que os imperadores chineses costumavam deliciar-se com uma mistura gelada à base de farinha de arroz açucarada e leite.

A partir daí, o sorvete começou a ser muito consumido em toda a Itália e até hoje o sorvete italiano é reconhecido como um dos melhores do mundo. Por lá, em qualquer lugar pode-se encontrar uma gelateria, ou seja, uma sorveteria. Em italiano, sorvete se fala gelato.

Na Itália, o consumo do sorvete espalhou-se por toda a Europa, até que os ingleses o levaram para os Estados Unidos. Lá, a história dos sorvetes ganhou importantes capítulos...

Mas foi nos Estados Unidos que o produto se popularizou: a primeira sorveteria foi instalada em Baltimore, em 1851, tornando-se um sucesso, abrindo o caminho para a produção industrial do alimento.

No Brasil também chegou no século retrasado e consta que era uma das sobremesas preferidas de D.Pedro II

Suflê quente de chocolate com sorvete

¾ de xícara de açúcar (135g)
1 xícara de chocolate em pó (90g)
1 xícara de leite em pó (95g)
4 ovos

Para acompanhar:
Sorvete Trivialy no sabor que preferir.

1. Preaqueça o forno a 200º C (quente)
2. Numa vasilha média, misture bem o açúcar, o chocolate, o leite em pó e os ovos com um batedor de mão até ficar homogêneo. Transfira para uma fôrma refratária de 22 cm de diâmetro e leve ao forno preaquecido até ficar firme nas bordas, porém cremoso no centro (cerca de 20 minutos)
3. Distribua o suflê ainda quente em seis pratos individuais. Sirva com duas bolas de sorvete em cada prato.

Farofa Doce

¼ de xícara de leite em pó
¼ de xícara de farinha Láctea
¼ de xícara de açúcar
1 xícara de castanha de caju torrada e moída

Misture todos os ingredientes. Pode guardar em uma vasilha hermeticamente fechada por uma semana.